APP






Batidos, detox's, fruta, chás... são meio caminho andado para uma vida saudável e equilibrada. A outra parte do caminho diria que deve ser percorrida com amor e muito treino. (Por um lado, love is the basis of everything. Por outro, tudo o que na vida não é feito com esforço, não é feito a 100%, right?)

Ora a parte do treino nem sempre é agradável. Nem sempre apetece. Não dá jeito. Não há tempo. Dinheiro. Sítios adequados. Desculpas convenientemente bem dadas. Já as dei. Até que me apercebi que com garrafões de água, garrafas de plástico com areia e esfregonas também se fazem treinos eficazes. E tempo, há sempre, haja vontade!

A moda dos ginásios instalou-se e virou rotina. Mas, os ginásios não são tudo e agora já se pode ter um pt à distância de um touch. A internet já tinha imensos sites e plataformas com dicas, treinos, videos de acompanhamento mas os smart phones, tablets e os 'iThings' (pretensiosismo da minha parte que acho que a apple tem de estar num 'saco' à parte) vieram facilitar os treinos. Há imensas aplicações com treinos, dicas e, melhor, com pt's virtuais!







Umas conferem-nos uma lista de exercícios ordenados pelas zonas do corpo, os quais podemos escolher e elaborar o nosso próprio treino num calendário semanal, discriminando séries, repetições e o tempo para cada exercício. Como é o caso do JEFIT e do Fitness Pro, que ainda fazem acompanhar os exercícios por desenhos dinâmicos ou fotografias que os  exemplificam.







Outros dão mais acompanhamento, mas mais standardizado. Possuem treinos programados organizados consoante os objectivos do treino ou o progresso a nível de treino/frequência (tonificar, ganhar massa muscular, iniciado, avançado...). 
Têm também a opção de escolher o tipo de exercício de cardio (corrida, bicicleta) e de associar acessórios da Nike/Adidas para cardio que, em sintonia com o GPS do smart phone ou do tablet contabilizam os passos, os km ou a frequência cardíaca. Estes treinos são geralmente acompanhados pela voz, ou imagem, de um coach e de um cronómetro, e ainda é permitida a escolha de uma playlist com recurso às músicas existentes no gadget










Deste género as que estão pelo meu iPhone são o miCoach desenvolvido pela Adidas, o NPT BOOM e, mais recentemente  a dica da Catarina, o NTC-Nike Training Club, ambos da Nike.









(photo credits HHJ team)




O miCoach foca-se mais no cardio. O NPT BOOM funciona como um cronómetro dinâmico e personalizado. E o NTC é um 'cronómetro' especial, onde somos avisados pela voz da personal trainer do tempo, à escala dos segundos, que resta para terminar cada exercício, do exercício que se segue e das instruções para os fazer, enquanto no ecrã podemos ver o tempo a correr e um vídeo de cada exercício.


Vão à App Store ou à Google Play e instalem. Os workouts passarão a ser mais dinâmicos e animados!

Conhecem mais algumas app's?






7 comentários:

  1. já me tentaste :D vou já ao google play procurar isso! qual o melhor? se instalo todos dps nao me oriento :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. babe eu gosto muito da jefit para organizar o meu treino de forma mais pessoal. e instalei ontem a nike training club e parece-me ser mto boa para qnd nao tenho paciencua para programar to no treino q vou fazer :)

      Eliminar
  2. Anónimo24.5.12

    Que bela ideia! eu também vi na net no bodyrock.tv alguns exercícios quando comecei a fazer regularmente :p

    ResponderEliminar
  3. adorei as dicas. já tenho algumas dessas apps mas vou pesquisar as outras que sugeriste. obrigada! para já tenho estado atenta à alimentação, mas falta-me a parte do exercício. e preciso taaaanto :/ *

    ResponderEliminar
  4. já conhecia algumas apps e gosto muito. ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu sou tão básica nisto do exercício, é só correr e abdominais. :S
    Estou quase à meia hora de volta deste post, já instalei quase todos, agora é perceber a dinâmica da coisa!!!
    Bj
    obrigada por teres partilhado esta relíquia :)))))

    ResponderEliminar
  6. Ora bem vou tratar de sacar isto a ver se começo a fazer alguma coisa em casa! :)

    ResponderEliminar