Be fit.










Não é novidade para quem seguia o HHJ, ou me conhece, que desde 2010 passei por uma grande mudança, desde o mais óbvio, condição física, aos pequenos hábitos do dia-a-dia. De uns 66kg cheguei aos 47kg no espaço de 1 ano e meio. Sem acompanhamento de nutricionistas, sem ter na saúde causa ou consequência, sem dietas sem sentido (apenas um home-detox pelo meio). Tudo na base do impulso certo dado pela pessoa certa. Muita força de vontade, um excelente acompanhamento de personal training, muita pesquisa e uma reeducação alimentar apropriada. 


Tudo na vida tem um preço, toda a gente sabe disso. A questão é, até que ponto estamos dispostos a pagar em prol do que realmente queremos. Mais. No fundo, a questão é se realmente queremos! Quando o querer é maior que tudo, pode demorar imenso, podemos passar 30 por uma linha, mas conseguimos. Sempre fui teimosa, desde pequena. Sabendo o que quero, posso até "comer o pão que o diabo amassou", chorar de raiva todos os dias e aturar todos os "velhos do Restelo" mas aproveito tudo isso como energia para continuar. Claro que custa mas, nada acontece por acaso, muito menos de um dia para o outro. Tudo leva o seu tempo e, nesse tempo, convém não perder o rumo e relembrar todos os dias o que nos move. Nothing worth having comes easy. 

Este post surge porque tenho sido abordada por muitas pessoas que me perguntam como fiz, ou o que fiz. Não é nada de excepcional aliás, como eu, imensas pessoas conseguiram e estão a conseguir. Eu própria estou em fase de mudança, ainda longe de estar como quero.

Não nego que no início custa, ainda hoje há coisas que não estão bem cimentadas nos meus hábitos, e volta e meia acontece um ou outro deslize pelo meio. O processo também não foi perfeito, fi-lo à minha maneira, adaptando aos meus gostos, exigências e reações do meu corpo. Se cometi erros? Muitos! Creio que um nutricionista teria um ataque se visse o que fazia. Sempre fui um pouco de extremos, o "é ou não é" funciona muito como lema. Se é para ser,  tem de ser por completo. Não há "mais ou menos", nunca estou completamente satisfeita até atingir patamares mais elevados. Tive sorte? Provavelmente sim, sempre fui bastante saudável, brincar com a alimentação e o corpo trouxe-me só esterias e despesas - aquele episódio constante de roupa que já não serve.

Se é para contar como consegui conto na íntegra, com erros e sacrifícios. Foram válidos para mim portanto não os escondo, mas podem não ser válidos para mais ninguém. Eu, na opinião de outsider destas matérias - não tenho background profissional - digo que o importante é perceber o nosso corpo, o metabolismo, estar atento aos sinais que nos permitem perceber o que realmente resulta ou não. 
Desde pequena que tinha um metabolismo lento, uma tendência evidente para engordar. Cheguei a passar por 1 ou 2 nutricionistas e, desde os gelados, guloseimas ao pão era tudo - tudo! - controlado pela mãe e, à socapa, um tanto ou quanto permitidos pelo pai. Menina de lanchinhos e ceias, fã de qualquer "comida de adultos" que todos os miúdos detestavam. Francesinhas, fast food e afins só se deram a conhecer lá para os 15 anos. Porém, apesar do metabolismo lento, a tendência "io-io" era constante: ora gordinha, ora menos gordinha... mas nunca, nunca, magra! Claro que há opções na minha vida que me foram permitindo a perda de peso em certas alturas. O curso de nadadora salvadora ajudou, o stress da faculdade também... mas os 56kg no1,58m sempre foram com uma percentagem grande de massa gorda. As muitas reinscrições no ginásio diziam que "era para valer". Such a fool! 

A inscrição num ginásio, ou modalidade, é um passo importante, uma tomada de consciência mas, pode não passar disso mesmo. Levantar da cama, do sofá ou da esplanada custa. Correr km custa ainda mais! Não me venham com as conversas das "caminhadinhas", zumbas e que tais, para mim emagrecer tem que ser com corrida. Tratamentos milagrosos? Not my thing. E nem pensar ter o corpo que se quer sem descansar, comer a sério e abdicar do que muitas vezes é tido como normal.

Sim, a alimentação tem muito que se lhe diga. Se andar no ginásio pode até custar mas torna-se tolerável e, com tempo, chega a ser um vicio... a alimentação não é assim tão simples. De todo! No começo optei por cortar muitos males pela raíz. Comecei de mansinho mas, rapidamente percebi que ou era radical ou nunca mais. Isto, para uma pessoa que gosta de comer, chega a ser violento. Em todo o lado há comida, em qualquer café, em qualquer esquina. De x em x horas temos de comer, de pensar no que vamos comer. Na mesma mesa que nós, os amigos e família não seguem a mesma filosofia, na mesa ao lado muito menos. Pior! Os outros teimam em passar 20h por dia a alertar-nos para o perigo de comer brócolos, pescada cozida ou frango grelhado. A fruta, a gelatina e os produtos gluten free podem transformar-nos em mutantes. A falta de álcool a um sábado à noite pode provocar taquicardias. O saudável é visto como contranatura, negativo e exagerado. Apresento-vos os "velhos do Restelo". Remar contra a maré e convence-los que não estão assim tão certos é árduo e complicado, especialmente quando estão por todo lado. (Qual praga!) Um sorriso na cara, geralmente, é a melhor resposta.

Agora parece que foi fácil e que esta nova etapa, de ganhar músculo e definição, é a mais difícil mas, emagrecer não foi caminho simples. Eu, que nunca gostei de correr, tive de me educar a gostar. Nem sempre frequentei um ginásio e há alturas em que treinar em casa não é bem o mesmo mas, tive desde o inicio um acompanhamento excelente e fundamentalmente um compromisso comigo mesma. 

Não é nada de extraordinário mas, sendo o HHJ o meu espaço, faz sentido incluir nele parte da minha experiência.







Se vale a pena? Muito! Há por isso que agradecer com carinho a quem deu o impulso, incentiva, ajuda incansavelmente e atura a pertinente "insatisfação". E depois aos outros, apesar de todo o negativismo e "puxa para trás", ajudam sempre a nunca perder o foco. 

"Exagero, obsessão, pós milagrosos"?! Sim. Exagero, obsessão, pós milagrosos (whey's desta vida) mas, só metade. A outra metade? Opiniões negativas, muito autoconhecimento e princípios!
A minha regra das 4 'ências': paciência, persistência, resistência e resiliência. 






















16 comentários:

  1. Uau Joana, que inspirador! Eu estava mesmo a precisar de ler algo assim... Perdi uns quantos kgs nos últimos tempos (não tanto quanto tu) e ainda quero perder um pouco mais... Mas preciso mesmo deste boost, de me mentalizar que TEM QUE SER. E vou mesmo dedicar-me à corrida, tem que ser!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa arrancar a sério mas depois é tudo automático. Claro que nem sempre há vontade ou motivação mas depois do impulso inicial e de se ver resultados é tudo mais fácil :) e tu já tendo emagrecido agora é só mais um bocadinho, não custa nada, força!:)

      Eliminar
  2. Que texto inspirador, gostei bastante de ler. E ficas-te linda :) Continua com a mesma força e vontade

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que estás de regresso... se o teu instagram já era inspirador, o blog daqui para a frente só poderá ser ainda mais! Partilha connosco tudo, adorei ler o teu texto! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia! Um ano parada deu para ter saudades disto eheh beijinho

      Eliminar
  4. Já tinha visto às imagens no insta e só tens que te orgulhar no que conseguiste e ainda bem que tiveste alguém que te deu o empurrão na altura certa, estás a olhar por ti e só tens que te concentrar nisso! E podes sempre partilhar umas receitas que parecem ser deliciosas :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é mesmo preciso o tal empurrão ou dose de inspiração extra quando sozinhos não é suficiente :) enquanto tento alcançar novos objetivos vou partilhando por aqui :)*

      Eliminar
  5. E que bela mudança, e motivação para mim :)
    Keep working girl ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que a mudança continue :) senão estou mal lol

      Eliminar
  6. Feliz que estejas de volta, feliz pela mudança e que a estejas finalmente a partilhar connosco, welcome back gata!

    ResponderEliminar
  7. Que bom que voltas-te, fico super contente e depois quanto ao post já sabes que és uma inspiração para mim, há cerca de um mês tinha começado as corridas, mas há umas semanas para cá tive de deixar porque arranjei um work (finally) e a sair sempre as onze e meia da noite não dá para correr no horário que estava habituada. Porém agora já me começo a habituar à rotina e espero começar as corridas de manhã. Quanto à alimentação é que estamos pior, o stress da tese e do trabalho só me dá para comer porcarias :(

    ResponderEliminar
  8. Muito inspirador. Já tinha visto a foto mas s´agora tive um tempinho para passar aqui e ler todo o post. E tens razão terá de ser "ou é ou não é"... E um dia terá de ser irei afastar todas as tentações também...
    Beijinhos e continua. Para mim já estás ótima ! ;D

    ResponderEliminar
  9. Joana, que post bom. Era mesmo disto que estava a precisar no meu dia de inscrição no ginásio! Cá vou eu amanhã.
    Partilhei este post no meu blog :)
    Beijinho, Ana http://lights-colours-sounds.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar