Para quem me segue via Instagram ou Twitter não é novidade que esta semana me meti na aventura de um home-detox.
Todos os anos, especialmente na altura pós-Natal/Passagem d'Ano e pré-Verão, as revistas são invadidas por propostas e artigos de detox e sempre me despertou curiosidade. Aqui em casa, a mãe volta e meia passa um dia a limonada, chá e fruta. Mas a vontade cresceu quando vi que a Maria (TBR), a Cátia e a Margarida (styleitupblog) tinham feito um detox, com os sumos de uma loja em Lisboa, a Liquid.
Como aqui pelo Porto não existe nenhum serviço do género (tende a haver um certo delay na chegada da informação ao Centro/Norte com que nos temos de começar a resignar dadas as dimensões do país!), pensei:
"Porque não comprar os ingredientes e dar uso à liquidificadora que comprei no ano passado?"
Completamente decidida a fazê-lo, orientei-me pelos posts no TBR e no styleitupblog e fui em busca dos ingredientes com os nomes 'estranhos', diga-se a espirulina, clorela, wheatgrass, camu camu...
O detox versão original é de três dias, mas eu limitei-me a dois dias. Isto porque, como já não me pesava há bastante tempo (algum tipo de alergia à balança? oh hell yeah!), decidi pesar-me no 1º dia para controlar melhor os resultados e, fiquei agradavelmente admirada com o meu peso. Sendo assim decidi encurtar o detox porque não me convinha emagrecer mais (e com esta aventura e o meu tipo de metabolismo seria certamente inevitável).
No primeiro dia, o 1º e o 4º sumo foram de longe os mais saborosos. Mas atenção, o 2º e o 3º bebem-se igualmente bem, só não têm o sabor a que estamos habituados nos batidos.
(Se fiz cara feia? Fiz! Um bocadinho. Mas pensei nos nutrientes, na celulite... e bebi tudo!)
No dia 2, o 2º e o 4º foram sem dúvida os meus favoritos.
Tenho de confessar que durante a tarde foi mais complicado. Especialmente no primeiro dia porque tomei o 1º sumo às 10h45 e o 2º às 12h30, ou seja, às 15h30 já só pensava em pão e seus derivados!
Conselho 1?
Controlem as horas dos sumos de forma sensata para depois não terem fome.
Claro que podem sempre comer fruta ou vegetais entre os sumos, mas eu optei por não o fazer.
No 2º dia como estava a trabalhar, nem me custou, tive mais em conta as horas e 'a coisa' correu bem.
Conselho 2?
Bebam muita água!
Eu nunca fui de andar com água atrás de mim mas, desde que comecei este trabalho bebo pelo menos 1l/dia. Nestes dois dias bebi cerca de 2l.
Conselho 3?
Quanto ao trabalho que um home-detox, naturalmente, dá? Não se deixem deter por esse factor! Basta prepararem os 4 batidos na noite anterior, ou levantarem-se um bocadinho mais cedo de manhã e demoram sensivelmente 5-7min em cada batido.
Conselho 4?
Onde transportar? Especialmente para quem trabalha fora de casa talvez o melhor será fazer nos dias de férias/fim-de-semana em que estamos mais por casa e não temos os problemas do transporte (ou de onde guardar os sumos). Ou até podemos prepara-los na hora de os tomar. Porém, como nas férias e fins-de-semana as tentações em casa poderão ser maiores, nada que a reutilização de garrafinhas plásticas de água de 0,5l, ou umas termos, não resolva o problema.
Há alguns produtos biológicos específicos que terão de comprar (espirulina, clorela...). Os preços variam entre os 3€ e os 12€, dependendo do local onde os compram e da marca. Mas, dão seguramente para mais do que dois detox, e possuem uma validade razoavelmente grande, podendo ser utilizados novamente em futuros detox. O único ingrediente que não consegui comprar foi a erva de cevada, os restantes são fáceis de encontrar.
Garanto-vos que esta é uma experiência a repetir! Resultou em 1,5kg a menos. A liquidificadora saiu do armário. Conheci novos produtos saudáveis que daqui para a frente vou, esporadicamente, inserir na minha alimentação. E, para aqueles dias de grande esforço físico/mental, para um pequeno almoço reforçado, vou passar a substituir o rotineiro batido de leite/iogurte e fruta que acompanha as minhas torradas ou cereais.
Verão prepara-te que vais ter home-detox 2!
p.s. 1 # Atenção que este detox não teve qualquer aconselhamento médico ou de um nutricionista, porque não tenho problemas de saúde, nem senti necessidade de o fazer. Foi totalmente feito com base no detox da Liquid. As quantidades dos ingredientes tiveram direito a improviso e à medida "a olho". Eu não sou especialista na matéria. It's just my point of view!